FreeStyle Libre - Central de Ajuda.

Ajuda

Central de Ajuda

Sensor

O sensor tem 5mm de altura e 35mm de diâmetro. A parte do sensor que é inserida sob a pele possui menos de 0,4mm de espessura e penetra apenas 5mm.

A cada minuto, o sensor mede automaticamente os níveis de glicose e armazena as leituras em intervalos de 15 minutos, durante 8 horas. Quando é feita a leitura, o sensor transmite automaticamente 8 horas de dados para o leitor.

Você pode fazer a leitura quantas vezes quiser, mas os valores não mudarão se o intervalo for menor que 60 segundos.

A capacidade de armazenamento foi limitada para que o sensor tivesse um perfil fino. Para garantir que o dispositivo pudesse guardar 8 horas de dados (para uma noite típica de sono), escolhemos um intervalo de 15 minutos.

O sensor é aplicado na parte posterior superior do braço através de um dispositivo descartável chamado "aplicador". Quando o sensor é aplicado, um pequeno filamento estéril de 5mm é inserido sob a pele e fixado no local com uma pequena camada adesiva. A aplicação do sensor é similar à sensação de picar um dedo.

O sensor descartável foi desenvolvido para ser fixado à parte superior do braço e fornecer leituras precisas da glicose por até 14 dias. Após esse período, remova o sensor retirando a camada adesiva.

O sensor só pode ser usado na parte superior posterior do braço.

A parte do sensor que é inserida sob a pele possui menos de 0,4mm de espessura (1mm é a espessura de alguns fios de cabelo) e penetra na pele apenas 5mm; por isso, a maioria das pessoas não percebe o sensor durante o uso.

Você pode fazer quantas leituras quiser da glicose durante o uso do sensor. Para obter um quadro glicêmico de 24 horas, você precisa fazer a leitura no mínimo a cada 8 horas.

Sim, a precisão do sensor permanece a mesma por até 14 dias.

Sim. O sensor pode ser usado no banho, na piscina ou enquanto você se exercita. O sensor não deve ser usado a uma profundidade superior a 1 metro de água nem ficar submerso na água por mais de 30 minutos.

Consulte as regras de cada companhia aérea antes de viajar, pois as normas e regulamentos podem mudar sem aviso prévio.

Seu sensor para de funcionar automaticamente após 14 dias.

Comece a usar um sensor novo. O leitor identificará que se trata de um novo sensor e perguntará se você deseja iniciá-lo.

Para verificar se o sistema está funcionando, basta ligar o leitor e passá-lo sobre o sensor para obter a leitura da glicose. Se, por qualquer razão, o sensor não funcionar, uma mensagem de erro aparecerá no leitor pedindo que você substitua o sensor.

Se você tiver sintomas que não correspondem à leitura do sistema FreeStyle Libre ou suspeitar que ela possa estar errada, realize um teste de ponta no dedo com um medidor de glicose sanguínea para conferir o resultado. Para sua conveniência, há um medidor de glicose sanguínea integrado ao leitor, que funciona com as tiras de teste sanguíneo de cetona e glicose FreeStyle Optium Neo. Se você tiver sintomas que não correspondem às leituras da sua glicose, consulte um médico.

Vá para um local onde a temperatura seja apropriada e faça novamente a leitura após alguns minutos.

Leitor

O leitor precisa ser recarregado se ficar sem bateria. As leituras de glicose armazenadas no leitor não se perdem. A recarga total do leitor leva cerca de 3 horas, se a bateria estiver completamente descarregada.

Normalmente, o leitor pode ser usado durante 7 dias, aproximadamente, antes de ser recarregado. Um aviso de baixa carga de bateria aparecerá no leitor quando for necessário recarregá-lo. Há um ícone de bateria no leitor que indica quanta carga ele ainda tem.

Sim, você pode fazer as leituras da glicose por cima da roupa, bastando posicionar o leitor sobre o sensor*.

* O leitor pode coletar os dados do sensor à distância de 1 a 4 cm.

As leituras de glicose mais antigas serão perdidas se não for feita uma leitura pelo menos uma vez a cada 8 horas. Por exemplo, se você fizer a leitura às 13 h e novamente às 22 h, perderá os dados de glicose das 13 h às 14 h.

O leitor é inteligente o bastante para saber quais dados são novos, com base em cada leitura, e não conta nenhum dado duas vezes.

O idioma do leitor é específico para cada país e, por isso, varia de acordo com a localização.

Para a maioria das telas, o leitor escurece após 45 segundos. Em um resultado com tira, a remoção da tira de teste desligará o visor.

Uma série de relatórios permanecem no leitor. Eles incluem Média de Glicose, Padrões Diários, Tempo no Alvo, Eventos de Glicose Baixa, Livro de Registro, Gráfico Diário e Uso do Sensor.

Mais

Não, os relatórios são disponibilizados apenas quando o leitor estiver conectado a um computador. No entanto, você pode enviar versões dos seus relatórios em PDF ao seu médico através de um e-mail (com a permissão do seu médico).

Não. Para sua conveniência, há um medidor FreeStyle® Optium Neo integrado ao leitor que pode ser usado para fazer leituras de cetona e glicose sanguíneas.

Você pode usar o medidor integrado para verificar seus níveis de cetona sanguínea com as tiras para teste de betacetona do FreeStyle® Optium Neo. Você deve realizar o teste de cetona sanguínea apenas na ponta dos dedos.

O monitoramento flash de glicose é uma nova forma de realizar as leituras da glicose de maneira fácil e discreta. O sistema flash de monitoramento de glicose fornece um quadro glicêmico completo ao mostrar o nível atual da glicose. Além disso, você pode saber na hora como seus níveis de glicose estão se alterando, ao posicionar o leitor sobre o sensor para fazer a leitura.

O diferencial do sistema flash de monitoramento de glicose é que, ao posicionar o leitor sobre o sensor para fazer uma leitura rápida, o usuário obtém um quadro de glicose completo, incluindo o nível atual da glicose, um histórico de 8 horas e uma seta de tendência mostrando se o seu nível glicêmico está subindo, baixando ou permanecendo estável.

O sistema flash de monitoramento de glicose FreeStyle Libre é o primeiro produto dessa categoria e foi desenvolvido para acabar com os incômodos gerados pelo monitoramento da glicose para pessoas com diabetes

O sistema FreeStyle Libre contém dois componentes :

O sensor do FreeStyle Libre:um pequeno sensor descartável, com duração de até 14 dias, usado na parte superior do braço para medir continuamente os níveis de glicose e armazená-los por um período de 8 horas. Sempre que o usuário posiciona o leitor sobre o sensor, os dados glicêmicos do sensor são transferidos para o leitor em 1 segundo.

O leitor do FreeStyle Libre:um leitor compacto e portátil que exibe as leituras da glicose e armazena até 90 dias de dados glicêmicos. Ao passar o leitor sobre o sensor, é mostrada a leitura atual da glicose, as últimas 8 horas de dados e uma seta de tendência indicando se a glicose está subindo, baixando ou permanecendo estável. Para fazer a leitura da glicose, basta passar o leitor sobre o sensor durante 1 segundo. Esse simples processo fornece mais informações do que o monitoramento da glicose sanguínea, sem necessidade das rotineiras picadas no dedo1

1Circunstâncias nas quais o teste de ponta de dedo é necessário para conferir as leituras da glicose do Sistema Flash de Monitoramento da Glicose:durante períodos de rápida alteração nos níveis da glicose (a glicose do fluído intersticial pode não refletir com precisão o nível da glicose no sangue). Para confirmar uma hipoglicemia ou uma iminente hipoglicemia registrada pelo sensor. Quando os sintomas não corresponderem as leituras do Sistema Flash de Monitoramento da Glicose.

"Flash" significa que os usuários podem obter leituras de glicose rapidamente; basta posicionar o leitor sobre o sensor para fazer a leitura. O monitoramento flashda glicose também fornece informações úteis às pessoas com diabetes e aos profissionais de saúde.

Para fazer a leitura da glicose, basta passar o leitor sobre o sensor durante 1 segundo.

Esse simples processo fornece mais informações do que o monitoramento da glicose sanguínea, sem necessidade das rotineiras picadas na ponto do dedo1. O sistema FreeStyle Libre também oferece um software que gera relatórios concisos e fornecem uma análise clara dos seus dados de glicose

1 Circunstâncias nas quais o teste de ponta de dedo é necessário para conferir as leituras da glicose do Sistema Flash de Monitoramento da Glicose: durante períodos de rápida alteração nos níveis da glicose (a glicose do fluído intersticial pode não refletir com precisão o nível da glicose no sangue). Para confirmar uma hipoglicemia ou uma iminente hipoglicemia registrada pelo sensor. Quando os sintomas não corresponderem as leituras do Sistema Flash de Monitoramento da Glicose.

Não, o sensor do FreeStyle Libre é calibrado na fábrica, para que você não precise se preocupar com isso. O sensor é ativado na primeira leitura e, após um período de preparação de 1 hora, começa a registrar as leituras de glicose automaticamente.

O monitoramento tradicional da glicose sanguínea fornece aos usuários leituras que representam pontos distintos no tempo. Os usuários não recebem informações sobre como os seus níveis de glicose estão flutuando e nem sobre tendências. Sem essas informações, é fácil não perceber flutuações glicêmicas importantes, tanto para cima quanto para baixo. O sistema FreeStyle Libre é uma nova forma de fazer a leitura da glicose. Ele permite que o usuário faça a leitura da sua glicose atual ao passar o leitor sobre o sensor, além de fornecer um quadro completo das variações da glicose

O Sistema Flash de Monitoramento de Glicose FreeStyle Libre é indicado para medir os níveis de glicose no fluído intersticial a partir dos 4 anos de idade.

 

Este produto deve ser descartado de acordo com todas as regras locais aplicáveis ao descarte de equipamentos eletrônicos, baterias, seringas e materiais potencialmente expostos a fluidos corporais.

Após a retirada do sensor,coloque-o novamente dentro da sua embalagem e leve-o ao posto de coleta mais próximo da sua residência.

Tanto o leitor quanto o sensor devem ser armazenados à temperatura de 4°C a 30°C.

O sistema flash de monitoramento de glicose FreeStyle Libre oferece uma seta de tendência a cada leitura de glicose para indicar a direção e a rapidez com que os níveis de glicose estão mudando. Portanto, você pode saber a qualquer momento como está seu nível de glicose e que direção ele está seguindo. Dependendo da direção da seta de tendência, você sabe se seu nível de glicose está subindo, baixando ou permanecendo estável, o que facilita na hora de tomar qualquer decisão.

A Abbott Diabetes Care tem o compromisso de fabricar produtos seguros para os usuários. Após a inserção, o sensor e o corpo precisam entrar em equilíbrio (ou se estabilizar). Nossas pesquisas mostraram que nem sempre é fácil medir com precisão a glicose no corpo até que ocorra esse equilíbrio. Por essa razão, deixamos o sistema se equilibrar por 1 hora para garantir que ele faça leituras precisas da glicose.

Está clinicamente comprovado que o sistema FreeStyle Libre é preciso, estável e consistente por até 14 dias sem a necessidade de calibração com ponta de dedo.Em um estudo clíinico, o sistema FreeStyle Libre atingiu 11, 4% de diferença Relativa Absoluta Média (MARD), comparado ao teste de ponta de dedo.

Vídeos

video landing
video play

Tutorial

1. Introdução

  • video landing

    Tutorial

    1. Introdução

  • video cover

    Tutorial

    2. Guia inicial

  • video cover

    Tutorial

    3. Aplicação do sensor

  • video cover

    Tutorial

    4. Fazendo a primeira leitura

  • video cover

    Tutorial

    5. Saiba mais, controle melh

  • video cover

    Tutorial

    6. Configurações e recursos do sistema

  • video cover

    Tutorial

    7. Substituição do sensor